Wu Bu Taijiquan "pode ser traduzido como"
cinco passos "que pode significar" cinco direções passo a passo,
"mas também poderia significar" cinco posições "ou, mais
amplamente" cinco idéias do movimento. " Tal como acontece com
"Ba Fa Taiji" (oito métodos), as idéias são simples e genérica: eles
não se referem a técnicas específicas ou formas.
A maneira mais fácil pensar em cinco "passos" é de 5 direções - frente, para trás, esquerda, direita e centro. Mas não é assim tão fácil - quase, mas não completamente. Traduzido, o chinês usou termos reais são mais dinâmicos do que meros pontos de uma bússola.
Jin meio de antecedência. Este artigo descreve uma ação que move para a frente um adversário.
Tui significa recuo. Isto significa que se deslocam para trás na sequência de um ataque iminente.
Zuo gu é traduzido geralmente algo como "olhar para a esquerda." Literalmente, significa "vire à esquerda e olhe ao redor." Evidentemente que estamos sendo instruídos a virar para olhar para algo ou alguém que está à nossa esquerda.
A maneira mais fácil pensar em cinco "passos" é de 5 direções - frente, para trás, esquerda, direita e centro. Mas não é assim tão fácil - quase, mas não completamente. Traduzido, o chinês usou termos reais são mais dinâmicos do que meros pontos de uma bússola.
Jin meio de antecedência. Este artigo descreve uma ação que move para a frente um adversário.
Tui significa recuo. Isto significa que se deslocam para trás na sequência de um ataque iminente.
Zuo gu é traduzido geralmente algo como "olhar para a esquerda." Literalmente, significa "vire à esquerda e olhe ao redor." Evidentemente que estamos sendo instruídos a virar para olhar para algo ou alguém que está à nossa esquerda.
Você pan significa "olhar à direita". A palavra "pan" também tem conotações de olhar expectante, por isso novamente indica claramente voltando-se para enfrentar um invasor que se aproxima. O ataque é iminente.
Muitos comentaristas Taijiquan descreveram a necessidade de tentar orientar todo o seu self em qualquer direção, de modo que você pode mover-se com um poder de corpo inteiro conectado. "Quando você se move, move o seu corpo inteiro." Então, você não deve apenas mover para a esquerda ou direita, você também deve virar o rosto para que nova direção. Yang Banhou falou sobre "os três para a frente" (ambos os pés, as mãos e os olhos se voltando para o atacante). Da mesma forma, os clássicos Xingyi falar de "três pontos em uma linha", ou, em outras palavras, três pontos que devem ser centradas na mesma direção - a pé, a mão eo nariz.
(Como um desvio breve tortuoso, eu aqui gostaria de acrescentar que o criador Baguazhang de Dong Haiquan também ensinou os seus alunos para melhorar continuamente a orientar-se para os seus inimigos. Um dos principais exercícios Bagua do solo, o andar em círculo, envolve apenas isso - que se deslocam em torno de um post ou árvore, enquanto continuamente torcer para enfrentá-lo, normalmente formação ambas as mãos sobre ele, ao mesmo tempo.)
Agora, de volta ao Taiji.
A etapa final "dos nossos" cinco passos
"é zhong ding. "Zhong" significa "centro" ou
"meio". "Ding" significa
"calma" ou "estável". Ding Zhong, em seguida, se
refere a um estado de estabilidade centrado, ou como muitas vezes é traduzida
como "equilíbrio central."
Chen Pan Ling explica isso como qualquer momento que temos o nosso peso distribuído uniformemente sobre as duas pernas. Por extensão, podemos então ver se movendo para a esquerda como a qualquer momento que tomamos o nosso peso (lateral) para a nossa perna esquerda, virando o nosso torso para enfrentar a nova direção que nós vamos. Movendo para a direita poderia ser visto como qualquer tempo mudamos para a nossa perna direita, novamente a enfrentar nesse sentido. Agora, se o inimigo estava em frente de nós, podemos ter o nosso peso em nossa perna da frente para avançar, ou para a nossa perna de trás para recuar. Simples. Se você está se movendo para frente ou para trás ou de lado a lado, cada vez que seu peso passa pelo centro, passa por estabilidade centrado (zhong ding).
Stepping
Uma segunda maneira de pensar sobre o bu "wu" (cinco etapas), é a pensar neles mais literalmente como etapas. Talvez seja necessário passo em qualquer das quatro direções, ou você pode ficar e lidar com os ataques no local (zhong ding).
Diz-se nos clássicos ", para ir para a esquerda, você deve ter ido primeiro à direita." Zheng Manqing nos adverte para nunca virar (pivot) ou a etapa com uma perna ponderada. Portanto, se queremos passo, temos de ter esvaziado a primeira perna queremos passo com. Mas então, vamos preencher esta perna de novo como nós executamos a nossa técnica escolhida, voltando-se para enfrentar a nova direção.
Ao lidar com a possibilidade de passo a passo ou não, a nossa opção quinta ding, zhong, significa ficar mais ou menos onde você está, enquanto lidando com um inimigo. Seus pés não devem permanecer enraizados no chão, neste caso - você só precisa compensar cada um dos ataques do invasor e defesas. Ao lidar com o conflito físico, a manutenção do "equilíbrio central" é uma empresa altamente dinâmico. Você precisa manter a estabilidade centrado em relação ao seu atacante, a fim de manter o equilíbrio dentro de si.
Assim, em resposta a um ataque à sua esquerda, você deve momentaneamente "rendimento do lado esquerdo", como instruído nos clássicos. Para um ataque à sua direita ", o lado direito deve derreter". Se o ataque está vindo em linha reta em direção ao seu rosto, você pode querer deixar cair abaixo da greve, reduzindo a sua postura e executar a técnica de Peng (um desvio para cima ação). O efeito é como uma alavanca ou gangorra - você cair para baixo e executar peng para bater o seu adversário para cima. A maneira mais fácil suspensa é baixa, mantendo uma relação de 50/50 a distribuição de peso entre as pernas, o que nos traz de volta à explicação Chen Ling Pan de zhong ding como uma distribuição uniforme do peso.
Aliás, é até mais fácil de afundar, se você abrir a sua posição quanto você. Aqui eu gosto de pensar na minha coluna reta deslizando um pólo de bombeiro, para que eu permanecer verticalmente equilibrado demais (essa centralidade na vertical é chamado de "zhong zheng.")
No que diz respeito ao avanço e recuo, os clássicos dizem-nos
que "quando atacados, devemos começar cada vez mais longe, mas quando os
nossos adversários que devemos multidão retiro-as ainda mais." Então,
nós não nos conhecemos cabeça vigor em: esta reunião seria Yang (força) com
Yang (mais força) - um rácio decididamente desequilibrado. Nem deveríamos tentar encontrar Yin (fraqueza ou
recuo) com Yin, excepto no sentido de que devemos continuar a poder responder
às mudanças eventos. Temos de saber quando e como atacar - a ser Yin
Yang para o adversário. Devemos estar prontos
para utilizar todas as lacunas que aparecem nas defesas do adversário, para
aproveitar a oportunidade para celebrar o encontro. Nós não queremos que o
inimigo fugir, só para voltar e matar-nos ou nossos camaradas outro dia. Ou na
vida civil, podemos decidir apreender o atacante antes que eles possam escapar
para prejudicar ninguém.
Circularidade
Circularidade
Uma consideração final é que Taijiquan é uma arte circular. Poderíamos levantar a mão para atender a um ataque iminente (utilizando o método de luta do Peng), mas, em seguida, transformar o movimento ao longo de uma trajetória curva em ji (em frente à greve), mentira (para cortar os lados), lu para desviar o ataque fora sutilmente Naturalmente, etc
Nós podemos ver os cinco sentidos da mesma forma circular. Podemos começar uma técnica contra um ataque vindo do nosso lado, pisando de lado e voltando-se para enfrentar o invasor que se aproxima. Mas é isso, então que se deslocam para os lados ou para frente? Você pode querer vê-lo como ambos. Você pode começar mover-se lateralmente, mas como você por sua vez, a nova direção torna-se gradualmente para a frente.
Além disso, ao executar oito métodos, freqüentemente realizá-las em conjunto desde o início. Por exemplo, é perfeitamente possível para desviar de um ataque iminente obliquamente, talvez combinando Peng (desvio para cima) com lu (desvio lateral), ou para desviar um ataque baixo, bem como para os lados (combinando lu e um). Da mesma maneira, necessitam frequentemente de passo no sentido diagonal, a combinação de uma direção para os lados pisando com um avanço ou um recuo, para fazer avançar ou recuar iludir.
Conclusão
Em conclusão, pode-se observar que as 5 etapas do Taijiquan não são específicos de técnicas ou métodos prescritos, mas de um quadro conceitual genérico para a compreensão do movimento. Tal como em tudo na Taijiquan, você é obrigado a entender a idéia e executá-lo com inteligência. Embora alguns possam protestar que a arte não é fácil, eu acho que é justo dizer que toda a complexidade percebida na verdade, decorre do fato de que é quase demasiado simples.
O que é Tai Chi Chuan?
Taijiquan é
para cima, para baixo, para frente e para trás. Taijiquan é avançar, recuar,
centro, vire à esquerda, vire à direita. Tudo conflui interminavelmente como um
poderoso rio. Agora você faz isso ...
by Joanna
Zorya
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