domingo, 19 de junho de 2011

O que é Tai Chi Chuan

O que é Tai Chi Chuan (Taijiquan)?

Considerado um estilo primário de arte marcial chinesa, o Tai Chi Chuan (Taijiquan) é uma forma de meditação em movimento bastante conhecida por seus benefícios para a saúde e para a longevidade. Marcado pela presença de movimentos lentos, ele é amplamente praticado por grupos de pessoas que invadem as praças e parques na China e em outras partes do mundo dispostos a iniciar o dia com equilíbrio e autoconsciência.
Isso porque no Tai Chi Chuan a pessoa é ensinada a ter consciência do seu próprio equilíbrio, aumentando sua capacidade de identificar aquilo que afeta seu corpo e sua mente e auxiliando no desenvolvimento de habilidades para moderar os extremos do comportamento.
A teoria e prática do Tai Chi Chuan são formuladas de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa. Isso quer dizer que seus princípios filosóficos remetem, principalmente, ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. No Tai Chi Chuan fica evidente que a rotina de exercícios que se assemelham à meditação é marcada pela relação de Yin e Yang. Além disso, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi também são algumas de suas principais referências para a compreensão de seus fundamentos filosóficos.
Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam, principalmente, a vencer o movimento através da quietude, vencer a dureza através da suavidade e vencer o rápido através do lento. Daí a característica lenta e suave de seus movimentos que são uma excelente opção para lidar com o estresse e o ritmo veloz das grandes cidades. A idéia é desacelerar para viver com tranquilidade e equilíbrio.
O Tai Chi Chuan é também utilizado como treinamento físico e se caracteriza por movimentar as articulações promovendo o relaxamento ao invés da tensão muscular. Sua característica lenta e repetitiva é responsável por aumentar e abrir a circulação interna, ou seja, a respiração, o calor corporal, o sangue, promovendo uma reversão direta dos efeitos físicos do estresse no corpo humano de forma duradoura. A proposta é reverter a energia presente em cada ser vivo e aplicá-la diretamente em sua vida, família, carreira, relacionamentos, etc.
Apesar de ter suas raízes na China, o Tai Chi Chuan é atualmente uma arte praticada no mundo todo. No ocidente, ele é apreciado especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo tranquilidade e equilíbrio para encarar o dia a dia.
O Tai Chi Chuan (Taijiquan) é uma arte milenar de origem oriental capaz de equilibrar tanto a mente quanto o corpo. Utilizando técnicas específicas para a obtenção de estados mentais de tranquilidade, a prática constante do Tai Chi Chuan tem impacto direto na prevenção e na cura de doenças.
Sua prática integra o corpo e a mente, a respiração e o movimento, as mãos e os pés. A mente (Yi) é usada para dirigir a energia (Chi) e movimenta os membros do corpo, fazendo com que o sangue circule e auxiliando no funcionamento adequado dos órgãos internos.
Além disso, ele é composto de movimentos abertos, redondos e relaxados, capazes de estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (a união entre as forças vitais Yin e Yang). É por isso que a prática ajuda o corpo a executar suas funções de maneira eficiente. Através de uma série de movimentos suaves, aprendemos o segredo da "imunidade contra doenças degenerativas".
A prática do Tai Chi Chuan afeta diretamente o Sistema Nervoso Central e é capaz de melhorar os outros nove sistemas orgânicos do corpo: sistema esquelético, sistema muscular, sistema circulatório, sistema linfático, sistema excretor, sistema endócrino, sistema nervoso, sistema digestivo e órgãos sensoriais.

Principais benefícios do Tai Chi Chuan (Taijiquan):
- aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição;
- fortalecimento do sistema nervoso;
- aumento da atenção e concentração mental;
- desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual;
- equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo;
- conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções;
- auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental;
- aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo;
- fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças;
- superação dos medos e limites.

Dica para iniciantes:
1 – É importante praticar com regularidade e persistência, procurando dominar os movimentos para que os benefícios sejam maiores;
2 - Sempre que possível, treine em ambientes naturais. O ar fresco e o contato com a natureza são importantes e ajudam a alcançar o equilíbrio;
3 - O ideal é praticar logo de manhã, ao nascer do sol, na chamada hora da energia criativa;
4 – Devido à natureza mental do Tai Chi Chuan, é importante permanecer relaxado e alegre durante o treinamento;
5 - Usar roupas e calçados confortáveis para facilitar o fluxo da energia pelo corpo. É interessante retirar objetos como relógio, anéis e pulseiras;
6 - Respire e se movimente suave e naturalmente, criando uma harmonia no fluxo da energia;
7 - Seja gentil e generoso com as pessoas que estejam praticando com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário