domingo, 28 de dezembro de 2008

Uma entrevista com Chen Zhenglei

Uma entrevista com Chen Zhenglei
Chinatown - The Magazine Edição Nº 8


Chinatown - The Magazine, em conjunto com a Rádio BBC - GMR Eastern Horizon, encontrou com Chen Zhenglei (CZL), durante sua recente visita a Europa. CZL. CZL é um dos mais notáveis epoentes do Taijiquan (Tai Chi Chuan) na China atual e tem sido reconhecido pelo governo chinês como um dos dez maiores artistas atuais vivos.

A entrevista foi conduzida em mandarim por Nana Feng (NF) de Eastern Horizon. Traduzida por Davidine Sim.

NF: Você pode nos dar uma história concisa do Taijiquan?

CZL: Taijiquan tem uma história de várias centenas de anos. Há lendas sobre um certo Zhang Sanfeng de Wudang ser o criador do Taijiquan, mas isto está mais para o reino do folclore. Pesquisas históricas confiáveis determinam que o Taijiquan surgiu em Chenjiagou (Vila da Família Chen), na Provícia de Henan. Chen Wangting, Da nona geração da família Chen criou o Taijiquan baseado nas artes marciais da família. Chen Wangting era um estudioao, além de um guerreiro. Com base no sistema marcial da família, ele incorporou os estudos do princípio Yin-Yang, da teoria jingluo (canais e meridianos) da Medicina Tradicional Chinesa, a arte de daoyin/tu-na, que hoje é conhecido como qigong, e a observação do fluxo da natureza e fisiologia do corpo humano para criar o que é conhecido como Taijiquan. Na décima-quarta geração ele foi ensinado para pessoas fora da família, e daí se ramificou em quatro outros principais sistemas de estilos Yang, Wu, Wu (Hao) e da família Sun.

NF: O quanto voc~e acha que o estilo Chen do Taijiquan é hoje?

CZL: Nos últimos vinte anos, seguindo a abertura da China, o contato com o mundo exterior é agora um lugar comum. Tem havido um aumento no número de visitantes à China para “buscar a raiz”, “investigar a família”, “buscar um mestre”, “aprender a experiência” e “ver com os próprios olhos”. Isso tem permitido um aumento no interesse sobre a cultura chinesa, especialmente o Taiji tradicional, que é uma arte representativa da China. Pessoas têm vindo a China para perceberem que o Taiji não é um wushu (arte marcial) comum, mas é cercada de profundos valores culturais. Através do estudo do Taiji as pessoas podem vir a apreciar uma excelente cultura antiga, especialmente a filosofia de mudança - estudo do Yin-Yang contido no Yijing. Taijiquan não é a intensificação da saúde, refinamento, busca de lazer, auto-defesa; é um princípio completo de melhoria de qualidade de vida que tem sido adotado por inúmeras pessoas. Neste tempo de relativa saúde econômica, as pessoas estão em busca de atividades que permitam maior vitalidade, lazer e tranquilidade. Taiji se encaixa exatamente aí. Com o aumento do fluxo de pessoas para a China para aprender estas experiências, o governo chinês tem auxiliado e promovido o Taiji. O atual 7º Festival Nacional de Taiji alcançou um grande sucesso, acompanhado por mais de 10 mil espectadores, visitantes e competidores, e transmitido pela principal TV nacional, bem como todas as estações de TV provinciais. Taiji será um dos esportes de demonstração de wushu (arte marcial) nos Jogos Olímpicos de 2008, com grande chance de futuras inclusões nos Jogos.

NF: Como o Taiji se tornou muito popular, haverá pessoas inescrupulosas e desqualificadas que explorarão a situação, utilizando superstições e misticismo no meio de autênticos praticantes. O que você acha disso?

CZL: Na China há um ditado: “Uma curva não pode dominar uma reta”. É importante ter o método correto. Eu acredito que se há a presença do caminho verdadeiro, então será mais difícil ao caminho errado tomar pé. Outra coisa é a educação. Com a educação correta, as pessoas são menos passíveis de serem enganadas.

NF: Você pode nos dar alguns conselhos de como aprender Taiji - os sins e os nãos?

CZL: As percepções das pessoas quanto ao Taiji freqüentemente estão erradas. Elas acham que é uma atividade de velhos, e os movimentos parecem “sentindo seu caminho no escuro” ou “tateando por peixe na água”. Este não é o objetivo do Taiji. O Taiji requer que a pessoa esteja “song, rou, man” (desprendida, maleável, vagaroso). Seus critérios são diferentes de outros wushu, com seus próprios aspectos marcais de força e velocidade, movimentação de punhos e golpes de pernas. Taijiquan é um sofisticado neigong quan (arte marcial interna) de alto nível. A fim de alcançar seus maiores objetivos, as exigências de treinamento são diferentes. “Song, rou, man” são métodos de treinamentos, não o seu objetivo máximo. Por que nós necessitamos disso? Porque nós somos limitados pelo que é tido como qi pós-natal - a energia que é adquirida após o nascimento para sobreviver no mundo - para crescer, viver, trabalhar duro. Este qi é absorvido do alimento que comemos, da água que bebemos e do ar que tomamos do nosso ambiente. Essa armadura resistente é para a labuta diária, e diferente da resistência que esperamos nos blindar com a prática do Taiji. Nós devemos primeiro liberar o corpo da força inflexível exigida para trabalhar a fim de recuperarmos nosso qi pré-natal protetor - portanto o “song, rou, man”. “Song” (desprendimento) a fim de adquirir elasticidade e vigor, “rou” (maleabilidade)a fim de adquirir uma proteção de força metálica; e “man” (lentidão) a fim de cultivar a velocidade.

Uma vez compreendido isso, você precisará de instruções apropriadas e então prosseguir a estágios de progressão, antes de atingir seus objetivos. Uma série de enganos se levantam da prática lenta do Taiji.

NF: Onde as pessoas podem achar instrução?

CZL: A afirmação oficial chinesa diz, “Taijiquan estilo Chen é um recém-chegado que tem se superado”. Taijiquan estilo Chen tem sido o mais conhecido e largamente praticado, particularmente seguindo a criação e a promoção dos 24 Passos Simplificados aprovado pelo estado. Nos últimos vinte anos, contudo, muitos devotos iniciaram o rastreio da raiz do Taiji e a trilha que os leva a Chenjiagou, onde eles vêm a verdadeira face do Taiji. Estudantes estimulados pelos professores de Chenjiagou estão agora pelo mundo promovendo a arte, e a um grande público tem agora o conhecimento do estilo Chen, com suas características únicas. Ele compartilha com outros estilos a linha de movimentos lentos, suaves, fluidos e confortáveis, mas tem mantido as características originais de alternar o lento com o veloz, o suave com o forte, e a vivacidade com o solto, elasticidade e maleabilidade, saltando e pulando, juntamente com movimentos oscilantes espirais, distingue-o de outros. Por isso, quem tem rastreado o ancestral do Taiji, ele tem se tornado uma paixão ardente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário