A Respiração no Taijiquan ( tai chi chuan)
Existem hoje muitas pessoas que continuam confusas de como devem respirar enquanto praticam Taijiquan. Alguns Mestres ensinam os alunos a respirar naturalmente, outros dão ênfase à respiração abdominal normal, enquanto que muitos outros afirmam que só a respiração abdominal inversa é que está correta. Neste artigo gostaria de resumir algumas das minhas conclusões acerca da respiração no Taiji, baseadas na minha compreensão nos muitos dos livros de Taiji e Qigong que li, e na experiência acumulada de 28 anos de Taiji e Qigong. Espero que este artigo vos possa libertar de alguma confusão.
Primeiro, vamos tomar em consideração a respiração normal. Quando praticam Taijiquan com este tipo de respiração, a mente não tem que estar focada na respiração. Isto é especialmente importante para os iniciantes. Nessa fase eles devem prestar atenção prioritariamente à regulação do corpo para um estado mais relaxado, centrado e equilibrado.Uma vez regulado o corpo, devem aprender a respiração de modo a tornar-se mais eficiente. A respiração é considerada como sendo a vossa estratégia no Qigong Chinês. O modo como coordenam a respiração permite-vos regular o corpo e guiar o vosso Qi eficientemente.
Existem duas maneiras usuais de respirar no Taiji: a primeira é chamada “respiração abdominal normal” ou “respiração Budista,” enquanto que a outra é chamada “respiração abdominal inversa” ou “respiração Taoista.” Na respiração abdominal normal, quando inalam o abdômen (ou Dan Tian) expande-se, e encolhe quando exalam. Normalmente é mais fácil manter o corpo relaxado e sentirem-se confortáveis com a respiração abdominal normal, como tal é o método mais usado por aqueles que treinam Taiji apenas para a saúde. Em relação à respiração abdominal inversa, muitos praticantes de Taiji de hoje acreditam erradamente que a técnica da respiração inversa está contra o caminho do Tao, isso não é verdade. Experimentem este exemplo simples: coloquem uma mão no abdômen, e posicionem outra na vossa frente como se empurrassem algo. Inalem profundamente, e enquanto exalam imaginem que estão a empurrar um objeto pesado. Irão ver facilmente que, quando tentam empurrar ao máximo, automaticamente usam a respiração inversa. Este é o método usado freqüentemente nas competições de halterofilismo. Os competidores muitas vezes usam um cinto grosso para suportar o abdômen e aumentar a potência.
A racionalidade para a respiração inversa é bastante simples. Podem guiar um fluxo de Qi muito mais forte se, simultaneamente, dirigirem outro fluxo de Qi para o Dan Tian. Isto está de acordo com uma lei básica da física a qual cita que: para qualquer ação tem de haver igual e oposta reação. Se ainda não estão convencidos, tentem outra experiência: encham um balão enquanto colocam uma mão no abdômen para verem como este se move.Podem ver através destas experiências que a respiração inversa está de acordo com o Tao. Deve ser usada sempre que é necessário guiar o Qi aos membros para manifestar-se potência eficientemente, por exemplo, para lutar. Porque a respiração inversa expande o Qi e energiza o corpo é considerada Yang, em comparação com a respiração normal que é Yin. Podem ver a partir desta discussão que tanto a respiração abdominal normal como a respiração abdominal inversa estão corretas, dependendo da vossa intenção. É igual à maneira como respiram no vosso dia á dia. Vocês devem entender que a maneira como respiram é afetada pelos vossos pensamentos e emoções. Por exemplo, se pensarem em algo assustador, naturalmente a tendência será para suster a respiração. Quando estão tristes, as inspirações são maiores do que as expirações, e quando estão excitados, as expirações são maiores do que as inspirações. Quando estão relaxados, a respiração torna-se uniforme e natural, a cada inspiração o abdômen move-se para fora, e na expiração para dentro.
No entanto quando têm a intenção de manifestar força, ou apenas pensarem em fazê-lo, automaticamente mudam para a respiração inversa.Teoricamente, a respiração abdominal normal torna-vos relaxados e permite ao Qi mover-se suavemente, e a respiração abdominal inversa torna-vos tensos e excitados, o que permite ao Qi ser manifestado no corpo físico. A partir disto podem ver que a respiração abdominal normal pode tornar o corpo físico e emocional calmos, como tal é considerada uma pratica Yin. Naturalmente a respiração abdominal inversa pode tornar-vos excitados e energizados, e é considerada Yang.Eu como tal sugiro que, se estão mais interessados no aspecto da saúde do Taijiquan, então devem dar ênfase à respiração abdominal normal. No entanto, se praticam Taijiquan como arte marcial, têm também de praticar respiração abdominal inversa e aprender como guiar o Qi de forma eficiente para os membros.
Escrito por Dr. Yang Jwing Ming /YMAA NEWS nº18, 15 de Junho de 1991
Nenhum comentário:
Postar um comentário