sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

As Treze Técnicas

As Treze Técnicas


Para iniciar o estudo do papel dos Cinco Elementos (Metal, Madeira, Água, Fogo, Terra) no Taijiquan é necessário lembrar, inicialmente, que o Taijiquan é uma arte marcial. Como arte marcial, a sua estratégia e a sua mecânica são voltadas para o combate. Em relação aos Cinco Elementos a mesma observação é válida.

Antigamente, o taijiquan também era conhecido como o “Punho das Treze Técnicas”.

O que são essas “treze técnicas”?

Elas formam o núcleo do taijiquan enquanto arte marcial. A tradução dos nomes das treze técnicas é difícil, por isso vamos inicialmente defini-las para a partir de então, poder usar a nomenclatura chinesa.As treze técnicas se subdividem em dois grupos: os oito portões e os cinco passos. Esses números fazem referência, respectivamente, aos oito trigramas do I Ching e aos cinco elementos da filosofia chinesa.

I- Os Oito Portões:

a. PENG: movimento expansivo para repelir o ataque adversário

b. LÜ: ceder, absorvendo e desviando o ataque adversário.

c. JI: comprimir, pressionar, forçar.

d. AN: empurrão curto, intermediário entre um empurrão e um golpe seco.

e. CAI (TSAI): agarrar.

f. LIE: romper, partir, quebrar.

g. ZHOU: cotovelada

h. KAO: dar um “encontrão”, dar uma “trombada”.


II- Os Cinco Passos

a. JIN BU: passo adiante.

b. TUI BU: passo atrás.

c. ZUO GU: atentar para a esquerda.

d. YOU PAN: espreitar a direita.

e. ZHONG DING: firme no centro.



OS CINCO ELEMENTOS


O certo é considerar corretamente a teoria dos Cinco Elementos. Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra não são classes estanques dentro dos quais catalogamos todas as coisas.

Eles representam etapas de desenvolvimento cíclico de um processo, por isso tradutores recentes têm referido a eles como Cinco Movimentos ou Cinco Fases. E por que cinco?

Por que não quatro nove ou vinte e sete? A quantidade de cinco permite que haja interação de todos os elementos entre si, representando tanto as relações de equilíbrio quanto as de desequilíbrio (geração, dominância, contra-dominância, agressão...) já tão bem descritas no número anterior. Se estivermos em uma situação de maior complexidade, nada impede que utilizemos a mesma estratégia de raciocínio para oito ou doze elementos, por exemplo.

A teoria dos Cinco Elementos é um método de organizar o pensamento, se mal compreendida pode conduzir a um reducionismo totalmente contrário à intenção original.

Em cada movimento do taijiquan temos dois aspectos (yin e yang) e cinco estágios de transformação (metal, madeira, água, fogo e terra). O quadro a seguir exemplifica possíveis entendimentos (propositadamente não especifico o que é Yin ou Yang, nem a que elemento “pertence” cada item):


CINCO ELEMENTOS (Dois Aspectos):

Intenção(Pernas);

Respiração de Qi(cabeça);

Circulação(braços);

Sentimento(olhar);

Concentração(tronco).



Dr. Aristein Woo (Brasília-DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário