sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Os Três Tesouros – Palestra do Mestre Liu Pai Lin

Mestre Liu inicia sua palestra citando o poema 67 do Tao Te King, de Lao Tzu:
“Eu tenho três tesouros: compaixão, moderação e humildade”.
Segundo mestre Liu: “através da transmissão de coração para coração, que recebi dos meus mestres, vou explicar esses três tesouros”:

1) COMPAIXÃO:

A compaixão é o amor ao próximo. O coração do homem deve aprender do coração do céu. O coração do céu não tem intenção de agir, mas age suavemente e de forma circular. O valor do homem está em refletir o seu brilho através dos outros.


Lao Tzu diz:
“quanto mais o seu coração é de amor ao próximo; quanto mais você doa para o seu semelhante; mais e mais você recebe do céu. Não é uma questão de virtude, mas sim de discernimento”.
O amor ao próximo está no reconhecimento da mãe natureza que se torna à base de toda a sua existência. No poema 20 Lao Tzu fala desse reconhecimento e da busca do alimento da mãe natureza.
Na visão Taoísta a constituição do homem é idêntica a da natureza. Portanto, a compaixão está em não contrariar a natureza, harmonizar-se com ela e ajudar o seu semelhante a fazer o mesmo.

2) MODERAÇÃO:

A moderação é a preservação dos três tesouros presentes no ser humano, que foram doados pelo céu e pelos nossos pais: essência, energia e espírito.

O poema 10 de Lao Tzu fala para se abraçar os três tesouros e não se desligar deles, ou seja, não dispersar essas três preciosidades. Ele está se referindo a prática do “abraço do universo”, que é uma das posturas básicas dos treinamentos taoístas.
Nesse abraço o praticante sente um calor no baixo-ventre, seu centro inferior, resultado da geração da essência, que vai prolongar a vida e eliminar as doenças.

Também, nesse abraço, o praticante pode chegar a serenidade, onde o espírito é desperto. A espiritualidade desperta o ser e rompe barreiras do seu pequeno mundo.

Por isso, a prática do “abraço do universo”, em pé, e do “abraço do Tai Chi”, sentado, são treinos do espírito. Externamente o espírito se expressa em seu estado de ânimo e quando o espírito é forte o corpo é saudável. Isso caracteriza o Taoísmo porque fala da manutenção do corpo físico e do fortalecimento do espírito.

Lao Tzu, ainda no poema 10, diz que na moderação são necessárias a suavidade e a serenidade.
No poema 76 fala: “treinando a suavidade o homem pode ter uma vida duradoura; endurecendo caminha para a morte”.


3) HUMILDADE:

A humildade é não entrar em disputas. Dar o lugar à frente para o outro, não ter orgulho, só assim poderá estar aprendendo sempre. Retornando ao poema 67, Lao Tzu diz:

“desprezar a humildade é querer liderar sem ficar para trás e isso só conduz à morte”.

______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário