sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Mestre Liu Pai Lin fala sobre o Tai Chi

Mestre Liu Pai Lin fala sobre o Tai Chi

Agora vou apresentar o que é o Tai Chi Chuan:
É uma prática para a longevidade e o sentimento do amor. O Tai Chi Chuan é a reunião destas duas práticas, o que o torna uma prática do Tao. Tao é Chi ou energia vital; existe na Natureza uma energia criativa, – duas energias distintas: o yin e o yang – que se unem num movimento pulsante fazendo surgir todas as coisas na Natureza.
Todo ser vivo, inclusive o ser humano, possui nos seus centros de energia, sistemas orgânicos, tendões e células, a energia original da vida, doada pelo Céu e pela Terra. Este sopro de energia vital constitui-se no que possuímos de verdadeiro e original. Esta energia no nosso corpo, quando concentrada e plena, pode prolongar a nossa vida; dispersada rapidamente, o bonito se torna feio, o jovem fica velho, vem a doença e a morte. Ou seja, a vida do homem depende da concentração ou dispersão dessa energia; não dar atenção a essa energia é não dar importância à vida.
No macrocosmo, as energias do Céu e da Terra se unem diariamente; o Sol, a Lua, e as Estrelas do Céu se unem com o Fogo, a Água, e o Vento da Terra mantendo e fazendo surgir todas as coisas existentes na Terra. O Homem é um microcosmo: o Céu fica na nossa cabeça, e o baixo ventre é a nossa Terra. Quando relaxamos, o Sol desce e ilumina a nossa Terra; esta é a união do yin e do yang no Homem. Esta união gera no nosso corpo nova energia, novo sangue, novas células, suprindo dessa forma o nosso cérebro, nossa energia espiritual, e a saúde do nosso corpo físico.
O Tai Chi Chuan é uma prática do sentimento do amor, pois segue os princípios da natureza. Encontramos no I Ching a descrição destes princípios: "O Universo, em circulação incessante, constrói"; "O sábio exercita a sua natureza, cultivando-a sem cessar". Observe o movimento de rotação da Terra: ele constrói diariamente o frescor de vida nova. Nesta observação, o Homem aprende o caminho da espontaneidade: é como se a Terra estivesse fazendo o Tai Chi Chuan, renovando o ar, impregnando novo frescor a todas as coisas, pois a maior virtude da Natureza é fazer nascer vida nova.
O Ser Humano pertence à Natureza: obtendo ar puro, o sangue se renova, e o espírito fica límpido, e desta forma obtemos este sentimento de amor da Natureza. Se praticamos o Tai Chi diariamente, cultivamos a nossa natureza criadora, ligando-nos à Natureza; conservamos com naturalidade o amor no coração e retornamos à pureza do ser.
Por isso o Tai Chi é uma prática para o sentimento do amor.
____________________________________________________________________
Tai Chi Pai Lin

O Tai Chi Pai Lin é o conjunto de práticas de origem milenar taoísta para a saúde e longevidade transmitidas diretamente pelo Mestre Liu Pai Lin no Brasil.

O Tai-chi (taiji), a suprema unidade, é o princípio da união e equilíbrio das duas energias opostas e complementares yin-yang representadas por céu e terra, homem e mulher, corpo e espírito, cuja interação gera e mantém a vida.

O Tai Chi Pai Lin é uma medicina natural. A maoria das práticas físicas dão força e robustez aparente, mas não promovem a longevidade. Elas tendem para um extremo, treinando só o corpo. Do mesmo modo a medicina comum trata apenas do físico visível, ignorando o corpo energético invisível. Essa é a principal razão para explicar as doenças e a morte prematura da maioria das pessoas.

Movimento e Serenidade
O Tai Chi Pai Lin é um treino de ajuda mútua entre movimento e serenidade. Através da serenidade treina-se o coração; através do movimento treina-se a flexibilidade do corpo.
Na serenidade, sem agitação, todas as doenças podem ser curadas, porque as doenças de mais difícil cura são as de origem emocional. Serenando, a pessoa isola a doença.

Por isso, os praticantes cultivam a flexibilidade e a serenidade, tendo sempre um sorriso no rosto. Portanto, a flexibilidade não é só do corpo mas, principalmente, do coração. As pessoas mudam de aparência se têm um sorriso interior: as feias ficam belas; as velhas se tornam jovens.
Isso leva à verdadeira união - de coração - entre os homens. Se você olha uma flor e se une com ela através desse sorriso, você se transforma na flor, não existe separação. Sem separação, sem conflito, sem disputa, a sociedade fica em paz.

O que é Pai Lin?
"Pai Lin (bailing) em chinês quer dizer cem anos. Escolhi este nome para expressar o meu sentimento de que todas as pessoas possam ter uma vida saudável. Portanto, Pai Lin não é só o meu próprio nome, mas o de todos que se dediquem de coração a essas práticas.
Na análise do ideograma Pai, podemos ver a união do homem com o céu, o reconhecimento da natureza e a integração com ela. O ideograma representa a própria grandeza do homem e a sua equivalência com a grandeza do universo.

Na serenidade, o praticante reconhece a sua verdadeira beleza natural e desperta a sua inteligência superior. Na serenidade descobre a abundância da natureza: tudo o que necessita pode lhe ser dado, sem pedir ou roubar de seu semelhante.

O céu foi muito pródigo com o Brasil, mas o brasileiro que não pratica a serenidade não pode usufruir dessa dádiva divina.

O ideograma Lin significa respeito, desejo de longevidade, flexilibilidade, juventude e permanência.

Para que uma vida longa? Para que toda a potencialidade do ser humano possa se desenvolver física e espiritualmente. O valor da vida deve ser expresso; o seu brilho só é visto quando se reflete nos outrtos. A ajuda ao próximo é a sua própria alegria, o sentido de sua vida.
Tendo reconhecido a grandeza do homem, sem disputas de poder, a vida fica plena e, como consequência, idêntica à natureza."

(Mestre Liu Pai Lin, extraído de um Manifesto distribuído no Vale do Anhangabaú, S. Paulo, em 13/09/1992).

*****

(Treinamentos Básicos)

Três formas e um só princípio
O Tai Chi Pai Lin é um modo efetivo de auto-conhecimento e auto-cultivo, mantendo o equilíbrio físico/energético do homem e promovendo a sua integração com a natureza.

Indicado para todos, homens e mulheres, desde os sete anos de idade, a prática não requer local, equipamento ou vestimenta especial, apenas uma roupa confortável, não apertada, que não atrapalhe os movimentos.

O Tai-Chi, antes de ser forma, é um princípio: princípio da união do homem com a natureza; do equilíbrio do corpo e do espírito; da alternância natural de movimento e serenidade.

O Tai-Chi-Chuan é a prática dessa união. Seus movimentos suaves e lentos preservam a saúde do corpo físico e a serenidade cultiva o espírito.

O Tai Chi Pai Lin é o conjunto de práticas transmitidas pelo Mestre Liu Pai Lin, segundo a transmissão verdadeira e milenar dos mestres taoístas, para a prevenção e cura de doenças, restabelecendo a saúde e possibilitando a longevidade.

Os treinamentos básicos dão ao praticante a orientação correta para:

. a manutenção de sua vitalidade;

. o fortalecimento do sistema nervoso;

. a normalização de sua produção hormonal;

. o desenvolvimento pleno de seu potencial cerebral e espiritual;

. a preservação e a recuperação da energia vital;

. o equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo; permitindo ao ser humano viver o tempo de vida natural que lhe foi destinado.

Tipos de Tai-Chi praticados no Tai-Chi Pai Lin:

Tai-Chi em pé:

Treinamento da união céu-terra-homem realizado de forma lenta, suave e circular, com movimentos encadeados, podendo ser praticados por pessoas de todas as idades. Os exercícios básicos são fáceis de aprender - sendo feitos em pé, deitado ou sentado - e promovem uma gradativa recuperação da saúde.

- Treinamento interior do Tai-Chi, - Postura do universo - (abraçar a árvore), Abraço do Tai-Chi.

Tai-Chi sentado:

. Oito formas de alongamento dos tendões

Tai-Chi deitado:

.Nove formas para restaurar a vitalidade.
-----------------------------------------------------------------------
Abraçar a Árvore


Prática mais conhecida no ocidente como "Abraçar a Árvore", "Postura da Árvore" ou " Chi Kung da Árvore", Zhan Zhuang se refere a uma forma de meditação que é feita em pé, conservando-se o praticante num estado de aparente imobilidade. O termo pode ser traduzido literalmente por "em pé" como uma "estaca". Uma postura aparentemente estática onde o indivíduo exercita tensão e relaxamento, treinando o espírito, a mente e o corpo. Pode também ser classificada como uma técnica de Chi Kung estática.

Este método de treinamento é comum a diversas artes marciais chinesas, é especialmente enfatizado entre os estilos internos ( Nei Jia ). Existem diversas posturas distintas para realizar este treinamento. Em aparente imobilidade o praticante pode realizar exercícios respiratórios revigorantes e formas de meditação que auxiliem a desenvolver a força interior e o equilíbrio, além de relaxar o sistema nervoso e vitalizar o endócrino.

São utilizadas por para desenvolver a paciência, ampliar a capacidade de meditar, aumentar a força das pernas e a vitalidade do corpo como um todo. Seu objetivo é desenvolver a energia vital ( Chi ) do ser humano, proporcionando um nível elevado de harmonia entre corpo e mente.

A Postura de Abraçar a Árvore no Tai Chi Estilo Pai Lin Na prática do Tai Chi Pai Lin a Postura de Abraçar a Árvore é praticada como um treinamento autônomo e também como um dos movimentos iniciais da seqüência de Tai Chi Chuan transmitida naquela linhagem. Relaxamento, concentração e serenidade, são efeitos desta prática que levaram o Mestre Liu Pai Lin a destacá-la simultaneamente como uma das formas de Chi Kung mais importantes dentro de sua transmissão e como uma porta de entrada para a prática da meditação taoísta Tao Yin . Este treinamento, quando realizada em seu nível mais elevado, proporciona a integração de Céu e Terra através do ser humano, assim também recebe o nome de Postura do Universo . Prática : Fique de pé com as pernas separadas na distância dos ombros. Deixe o corpo relaxado e os joelhos ligeiramente flexionados. Respire fundo e imagine o peso da cabeça e ombros (pontos constante de tensão) descer para os pés, sentindo-se literalmente enraizado no solo. Permaneça assim inicialmente por 3 minutos e depois aumente o tempo gradativamente.


Tai Chi Chuan Sentado

Chang Tsin Pah Fah
Pai Lin é um dos maiores mestres taoístas, e de Tai Chi Chuan do planeta. Ele nasceu na china aonde viveu até os 70 anos de idade quando mudou-se para o Brasil. Na sua infância praticou kung-fu até ser convocado a lutar na 2a guerra mundial aonde teve as pernas quebradas além de outros problemas que foram curados pela prática de Tai Chi Chuan sentado e em pé.

Quando perguntado o que era Tai Chi Chuan respondia:
“Acima da cabeça está o céu, abaixo dos pés está a terra. O Tai Chi Chuan é um treinamento de união do céu e da terra dentro do homem; é um treinamento de união do corpo e do espírito.

A vida depende da energia primordial. A energia primordial é o Deus criador do universo e que está dentro de nós. O Tai Chi Chuan cultiva a Deus na medida em que preserva a energia primordial em nosso corpo.

A vida é movimento. O Tai Chi Chuan é a prática que traz o verdadeiro descanso, porque seu movimento leva à serenidade. O Tai Chi Chuan é também uma forma de auto-massagem interna e externa, atuando em todos os sistemas orgânicos do corpo, promovendo a circulação do sangue e da energia.

O Tai Chi Chuan revitaliza o corpo e serena a mente, despertando a espiritualidade. O Tai Chi Chuan transforma a respiração, preserva a juventude e prolonga a vida.

O Tai Chi Chuan é uma prática que desperta o Amor, levando a humanidade a uma maior união e a verdadeira paz.”

O Chang Tsin Pah Fah atua em todas as energias e meridianos do corpo. Seus movimentos apesar de tão atuantes são simples em sua realização além de confortáveis, revigorantes e suaves.

São tantos os benefícios dessa prática que seria impossível aqui enumerá-los todos. Alguns são: rejuvenescimento, diminuição do peso com sua função estimulante no intestino e vias urinárias, estímulo do sistema imunológico, regulação da pressão arterial, energiza todo o corpo, dá elasticidade às artérias, atua na insônia, etc.

“As pessoas idosas ficam corcundas pela coluna que se encurta, e com dificuldade para andar. Isso é resultado do enfraquecimento da circulação sanguínea, da energia, do sistema nervoso e tendões. Para eliminar as doenças e voltar a ter saúde, só praticando o Chang Tsin Pah Mah.”
Movimentos

1º - Alongar tendões e músculos das pernas
Sentado sobre os ossos do quadril com as pernas esticadas, estenda os pés, como um movimento de ballet. Perceba o fluxo de chi passando pela parte superior das pernas, do quadril aos pés.

2º - Alongar braços e peito
Mantendo a 1a posição, suba os braços à frente do corpo, fechando as mãos e levantando-as pra trás na linha da cintura, trazendo assim energia para região.

3º - Alongar a Cervical - Mantendo a posição anterior olhe para cima.

4º - Alongar e estender a coluna - Eleve os braços lateralmente com as mãos voltadas uma para outra.

5º - Fortalecer baixo ventre - Contraia o baixo ventre (sede de energia) e empurre as mãos para cima como se sustentasse um peso.

6º - Alongar as pernas - Mantenha a posição e flexione os pés, sentindo o chi percorrer a parte de trás da perna.

7º - Alongar coluna, quadril e pernas - Incline para frente até as mãos tocarem os pés. Olhe para frente.

8º - Movimentar o chi nos genitais - Contraia o baixo ventre, e leve a cabeça para baixo com a intenção de tocá-la nos joelhos.

9º - Movimentar o chi dos rins - Volte e dê 3 palmadas leves na altura dos rins, estimulando assim a longevidade, coragem e equilíbrio,e massageie 5 vezes a região.

10º - Movimentar o chi dos joelhos
Dê 3 palmadas nos joelhos e massageie-os para assim trabalhar os meridianos do estômago, braço, fígado, bexiga, rins e vesícula. Recomece a seqüência.

____________________________________________________________________
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Práticas Fundamentais : corporais e meditativas; difundidas abertamente pelo Mestre Liu Pai Lin.

São práticas que permitem vivenciar os fundamentos, os princípios do Tai Chi Pai Lin. Ao longo das duas décadas que lecionou no Brasil, o Mestre Liu enfatizou o ensino de diferentes conjuntos de práticas.Ele transmitiu também diversas outras formas de treinamento além destas, como as voltadas mais especificamente para o Tao In e o Tui Na.
Seu filho, Mestre Liu Chih Ming também ensina outros treinamentos destas mesmas linhagens taoístas.Cada uma destas práticas é um treinamento taoísta valioso por si só. São formas de treinamento desenvolvidas para assegurar a saúde e o equilíbrio do praticante, não devem ser consideradas apenas como preparação para os treinamentos de Artes Marciais Taoístas.
As três que iniciam esta lista foram destacadas pelo Mestre Liu como as práticas essenciais do Tai Chi Pai Lin, abordando-as em todas as suas aulas.

Abraçar o Tai Chi.

Abraçar a Árvore (Postura do Universo).

Treinamento Interior do Tai Chi.

Treinamento de Geração da Água Sagrada

Treinamento da Circulação do Pequeno Universo

Treinamento da Rede Celeste.

Oito formas de alongamento dos tendões.

Formas contínuas de alongamento dos tendões (remar).

Respiração dos 6 sons.

Exercícios para flexibilização das 9 dobras do corpo.

Respiração da tartaruga.

Respiração do grou.

Doze Formas de Chi Kung (Treinamento de Energia).

Maravilha das maravilhas ("miao miao"): balanços; palmadas; e mãos cruzadas.

Caminhada Tai Chi.

Nove formas para restaurar a vitalidade (auto massagem).

Sequência de auto massagem na cabeça.

Um comentário:

  1. Adorei o bloog, gostaria de saber mais sobre eliminação e captação, obrigada.

    ResponderExcluir