sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Sistema Zhan Zhuang

Zhan Zhuang

A pronúncia em português é Zan Zon. O Sistema Zhan Zhuang é formado por 36 posições, mas a posição mais conhecida e praticada, é conhecida na China como "Em Pé Como Uma Árvore (chengbao Zhuang)". No Brasil, a tradução adotada por algumas escolas foi "Abraçando a Árvore".

A posição "Abraçando a Árvore" é considerada ao mesmo tempo, como sendo a mais simples e a mais avançada de todas as posições. Dos iniciantes aos grandes mestres, todos a praticam. Os mestres dizem que a sua evolução é infinita.

Como sempre a tradução chinesa explica melhor o seu significado: como uma árvore com suas profundas e encravadas raízes, seu poderoso e forte tronco, espalhando seus galhos tentando alcançar o céu, parecendo imóvel, mas sempre num crescendo interno e externo.

Envolvido em grande segredo no seu início, o Zhan Zhuang, é um saudável sistema de exercícios de energia que surpreende as pessoas iniciantes na sua prática, com resultados fantásticos. Inicialmente aumenta a resistência do sistema imunológico, regenera o sistema nervoso, aumenta o nível de energia do dia a dia. Nas fases mais avançadas do treino, cura doenças crônicas, elimina o stress e revitaliza todos os órgãos internos do corpo humano.

Diferente dos exercícios físicos normais, o Zhan Zhuang é um tipo de Chi Kung composto de exercícios que praticamente não envolve movimentos. Ao invés de consumir, ele gera energia no corpo do praticante.

Para evitarmos o consumo da energia vital (Chi) e conseqüentemente morrermos mais cedo, absorvemos energia do meio em que vivemos como cosmos, sol, terra, água, ar, etc. O meio mais conhecido como absorção de energia é através da alimentação. A prática do Zhan Zhuang é o melhor meio que conhecemos para absorver e suprir o nosso corpo com uma quantidade de energia que atenderá nossa necessidade diária e ainda uma dose extra para eventuais deficiências futuras.

Quando nascemos, estamos repletos e esbanjando energia. Durante todo o processo de crescimento corporal do homem (juventude), ele absorve mais energia do que consome.
Neste período temos tanta energia que cometemos abusos com nosso corpo, fazendo coisas erradas sem darmos conta que estamos nos prejudicando. Só quando começamos a consumir mais do que absorvemos é que vemos quanto danos causamos ao nosso corpo.

Após o nosso nascimento, começamos a criar bloqueios no fluxo normal de absorção de energia. Começamos a respirar com o peito e não mais com o abdome. Enrijecemos nossos músculos achando que isso é que é força. Tencionamos nossos nervos, forçamos nosso coração, exageramos no trabalho, dormimos pouco, ficamos estressados, nos expomos a friagem, abusamos das drogas, enfim como temos energia de sobra, cometemos todo tipo de excessos. Todo esse exagero resulta num bloqueio do fluxo da energia que precisamos absorver e o resultado é a falta ou desequilíbrio no nível de energia. Temos então o aparecimento das diversas doenças e do envelhecimento precoce do corpo.

Zhan Zhuang é o único exercício conhecido até hoje que reverte esse processo de decadência. Ele rompe esses bloqueios, melhora e aumenta a eficiência da absorção do fluxo natural de energia, que está em estado de dormência dentro do nosso corpo.

Essa energia liberada eleva nosso estado físico e mental a um nível tão alto, que é possível chegarmos à velhice com a mesma disposição que tínhamos na juventude. Nos mantém em forma por toda a vida, evita e combate todos os tipos de doenças.

Nós somos um pequeno campo de energia eletromagnética que está em contato com vários outros campos semelhantes, tais como a terra, o sol e todo o universo. Zhan Zhuang nos conecta e nos mantém em perfeito equilíbrio e harmonia com todos esses campos. Afinal fazemos parte de todo esse sistema de energia que é o universo.

Praticando o Zhan Zhuang conseguimos uma dose extra de energia e economizamos nossa energia vital (Chi), e assim prolongamos a nossa vida.


____________________________________________________________________________________


A prática do Zhuang Gong


1 - Ficar em pé naturalmente, as mãos soltas ao lado do corpo. As orelhas, ombros, quadris, joelhos e tornozelos devem estar todos alinhados quando vistos de lado.

2 – Fechar a boca e colocar a ponta da língua no céu da boca, atrás dos dentes. O s olhos podem ficar abertos ou fechados.

3 – Fangsong (relaxar a mente e o corpo). Mentalmente repetir o verso "peso equilibrado, mente equilibrada, ouvir atrás, qi equilibrado no dantien".

4 – Lentamente dobrar os joelhos, abaixando o centro de gravidade e relaxar os quadris.

5 – Transferir o peso para a perna direita. Abaixar a base e levantar o calcanhar esquerdo seguido pelos pés. Separar os pés até a largura dos ombros, com o peso ainda na perna direita. Lentamente transferir o peso para o centro, então ele deverá ficar calmamente distribuído em ambas as pernas.

6 - Mentalmente repetir o verso "peso equilibrado, mente equilibrada, ouvir atrás, qi equilibrado no dantien".

7 – Começar a partir da medula e continuar descendo, relaxar cada vértebra da coluna, contando até 9 (nove) para cada vértebra.

8 – Lentamente levantar os braços lateralmente até a altura dos ombros, como se estivesse segurando uma grande bola. Dependendo do condicionamento físico do indivíduo, os braços podem ser mantidos numa largura maior que a dos ombros. Enquanto os braços sobem, simultaneamente afundar os quadris. Relaxar. Manter os pulsos e os dedos soltos e relaxados.

9 - Mentalmente repetir o verso "peso equilibrado, mente equilibrada, ouvir atrás, qi equilibrado no dantien".

10 – Assumir uma postura com o peito côncavo, ombros e quadris relaxados, a área do dantien relaxada e as costas retas. Quando todos esses itens forem satisfeitos o corpo se sentirá confortável.

11 – Manter essa postura por um período de pelo menos 20 (vinte) minutos.

12 - Mentalmente repetir o verso "peso equilibrado, mente equilibrada, ouvir atrás, qi equilibrado no dantien".

13 – Muito lentamente abaixar as mãos ao lado do corpo, levantando-se enquanto elas descem, mas não completamente. Manter os quadris relaxados.

14 – Permitir que o qi dos ombros flua para os quadris, o qi dos cotovelos flua para os joelhos e o qi das mãos flua para os pés.

15 - Mentalmente repetir o verso "peso equilibrado, mente equilibrada, ouvir atrás, qi equilibrado no dantien". Relaxar qualquer área tensa do corpo.

16 – Lentamente transferir o peso para a perna direita. Levantar o calcanhar esquerdo e então os dedos desse mesmo pé e move-lo em direção ao pé direito. Tocar o chão primeiro com os dedos e depois com o calcanhar.

17 - Mentalmente repetir o verso "peso equilibrado, mente equilibrada, ouvir atrás, qi equilibrado no dantien". Contar silenciosamente até 9 (nove).

18 – levantar-se rapidamente.

19 – Relaxar e lentamente abrir os olhos, caso eles estiverem fechados.

Notas sobre o exercício

1 – O alinhamento das orelhas, ombros, quadris, joelhos e tornozelos assegura o equilíbrio correto e permite que os músculos ap redor do dantien (anteriormente empenhados em manter o tronco ereto) relaxados. Quando a área do dantien está relaxada o qi pode retornar a ele das outras áreas do corpo. A cabeça deve ser sentida como se estivesse suspensa por um fio, puxada para cima, ou que há um objeto luminoso sobre o ponto bai hui na coroa do crânio. O chin é levemente devorado. O ponto bai hui deve estar alinhado verticalmente com o ponto hui yin.

2 – O peso é calmamente distribuído entre as pernas, deve estar centralizado num ponto em frente aos calcanhares. Os dedos dos pés devem levemente se agarrar ao chão, criando um efeito de "ventosa" como se fosse a sola dos pés.

3 – "Mente equilibrada". Estar calmo e relaxado, meio pensando, meio não pensando. Não se prender demais a um único pensamento.

4 – "Ouvir atrás". Escutar os sons atrás de você. Combinado com a ação de alinhar o bai hui com o hui yin, isto provoca a descida do qi para o dantien.

5 – "Qi equilibrado no dantien". Isso se refere a abertura dos meridianos e dos canais de condução do qi do e para o dantien. Se abertos, o qi flui de canais de vários órgãos do corpo para o dantien e o qi no dantien será cheio e forte. Quando a postura em pé está correta, o dantien se enche e os rins se sentem aquecidos. O corpo se sentirá cheio de energia.

6 – manter os braços desenvolve o peng jin, promovendo a correta estrutura para a propagação do poder da terra. A altura e a abertura dependem do condicionamento do indivíduo, bem como a profundidade da posição. Movimentos não devem ser forçados, mas naturais e relaxados.


7 – O alinhamento vertical do corpo deve ser mantido; orelhas aos ombros, ombros aos quadris e quadris aos tornozelos.

8 – Após a postura correta ter sido assumida e o corpo estar relaxado, os joelhos podem ficar mais curvados para incrementar o exercício. Cuidar para manter o kua fechado e os quadris relaxados. Contudo, os joelhos não devem passar da linha dos pés.Enquanto permanecer na posição, o qi deve ser sentido nos dedos das mãos, nos pés e em todo o corpo. Isso pode se manifestar pela sensação de calor ou um leve torpor. Se o iniciante sentir desconforto nos braços, pode-se balançá-los um pouco.

Se houver desconforto as pernas, pode-se levantar um pouco, porém mantendo-se os quadris relaxados. À medida que se progride, o praticante deve esforçar-se em manter a base a mais baixa possível, a fim de fortalecer as pernas e incrementar o relaxamento dos quadris.

Traduzido por Ronaldo Pedreira Silva em 11/10/2007

____________________________________________________________________________________

»Zhangzhuang: " a postura da estaca " ou " de pé como uma árvore " ou " abraçando a árvore" por Eduardo Molon - RJ

"Nos primeiros anos de aprendizado de taijiquan (taichichuan, tai chi chuan), um aluno depara-se com uma grande variedade de sensações físicas contraditórias, devido à enorme diferença entre mecânica corporal do taijiquan (taichichuan, tai chi chuan) e uma atividade esportiva comum. Isto gera uma impressão de confusão e ausência de progresso que frustra os menos perseverantes, mas alguma luz sobre o processo de aprendizado torna estes primeiros anos mais palatáveis.

Aqui, partimos do princípio de que o aluno tem acesso regular a um professor competente: conseguir isto na prática já é por si só uma conquista, devido à escassez de professores suficientemente treinados para ajustar a postura do aluno com a precisão necessária.

O treinamento mais básico disponível no taijiquan (taichichuan, tai chi chuan) é o zhangzhuang, ou seja, o exercício de ficar parado na postura.

Esta postura pode ser qualquer uma das posturas praticadas na laojia, ou pode ser a postura mais simples de todas, por isto mesmo recomendada.

Descrevendo-a resumidamente, trata-se de ficar em pé com os joelhos levemente flexionados. Nesta postura o professor ajusta o corpo do aluno, certificando-se de que esteja alinhado corretamente. A tradução literal do termo zhangzhuang é “estaca em pé”, mas outras traduções correntes referem-se a este mesmo treinamento: postura da árvore, postura do pilar, etc.


As instruções verbais tradicionais são dadas antes que o professor inicie os ajustes: acalmar-se. Fechar os olhos, manter a cabeça ereta, manter o corpo reto, ouvir atrás. Relaxar a espinha, relaxar o dantian, relaxar todo o corpo, relaxar a mente. É impossível enfatizar em excesso o quanto estas instruções são importantes.

Frequentemente os alunos sentem-se perdidos durante a prática da postura, e não sabem o que fazer enquanto ficam parados durante os 30 minutos deste exercício: o que se deve fazer é exatamente o que o professor diz nas instruções iniciais, isto é: relaxar todo o corpo e relaxar a mente.

Um segundo tipo de dificuldade é que o aluno normalmente sente que o professor o está inclinando para a frente ou para trás, e tem a sensação de que vai desequilibrar-se numa destas direções. Isto acontece porque na verdade o professor está colocando o corpo do aluno na vertical e alinhado, mas a referência interna que o aluno tem de “vertical” é baseada na postura incorreta a que está habituado.

O procedimento que o aluno deve adotar é: manter os olhos fechados, e não mover-se nem mesmo um milímetro da posição em que o professor o colocar, e procurar relaxar todo o corpo mantendo esta posição. Desta forma e com a repetição das aulas o aluno modificará gradualmente a sua referência interna da posição do corpo.


Após algum tempo de prática, o iniciante pode ter uma variedade de sensações enganosas. Entre elas é possível que tenha a impressão de que a postura em que o professor o coloca é instável, e que o mínimo descuido resulta em perder os ajustes, não sendo possível voltar à postura correta por mais que tente. Isto demanda explicações mais detalhadas:

É natural que o aluno perceba a postura correta como instável, inicialmente.

Ocorre que a referência de estabilidade para a maioria das pessoas é baseada em “travar” as articulações através de tensão muscular - o que pode ser feito levando-se uma articulação ao final do curso, ou tensionando uma combinação de músculos que venha a impedir o seu movimento. Mas na postura correta para a prática do taijiquan (taichichuan, tai chi chuan) todas as articulações, especialmente aquelas envolvendo a bacia, estão na posição em que têm a maior liberdade possível de movimento. Ou seja, estão soltas, nunca travadas, e é a partir desta postura que se desenvolve força interna.

Porém nos primeiros anos de treino o aluno ainda não possui força interna alguma, daí a sensação de instabilidade, que só será superada com o passar do tempo, e será substituída por uma sensação de estabilidade e mobilidade simultâneas.

E quanto à não conseguir voltar à postura correta, se desviar-se dela? Como dissemos, o aluno não possui força interna alguma durante os primeiros anos de aprendizado. Não lhe é possível chegar sozinho à postura correta, pois simplesmente não tem força para alinhar as articulações como requerido, e, além disso, não sabe exatamente onde colocar as articulações. Parece uma situação irremediável, mas esta é a função do professor: colocar o corpo do aluno na postura, para que o mesmo desenvolva força e crie a referência da posição. Novamente enfatizamos, a parte do aluno é relaxar todo o corpo, sem exceção de nenhuma parte dele, enquanto mantém a postura sem mover-se.

Posteriormente, o aluno perceberá que estas sensações tendem a se repetir em ciclos, mas com intensidade cada vez menor. A força interna e a precisão da referência aumentam de forma paulatina, e o aluno sentirá que aumenta ao mesmo tempo sua capacidade de relaxar mesmo sob esforço, e quanto mais relaxar mais força interna será necessário para manter a postura, e neste processo os tendões, ligamentos e músculos vão sendo naturalmente alongados.

Convém observar que força e relaxamento estão intimamente ligados e não são excludentes - ao contrário, para poder relaxar é necessário força.

Imagine-se suportando uma carga maior do que é capaz: fatalmente seu corpo
todo ficará tenso. Já se a carga for muito pequena, será fácil suportá-la com o corpo relaxado. Ocorre que na postura correta o peso do próprio corpo é muito grande, por isto é necessário um treinamento longo para ser capaz de manter esta postura com relaxamento.

Rotina de treinamento

Aprender taijiquan (taichichuan, tai chi chuan) pode ser uma experiência muito frustrante se o aluno não estiver ciente de alguns pontos que apesar de lógicos, por vezes escapam à percepção. O mais básico de todos é que o aluno não sabe, e não saberá por vários anos, exatamente qual é a postura correta do corpo, com a precisão necessária. Se soubesse, não precisaria de contato regular com um professor - e de fato não precisará quando isto acontecer.

No entanto, a única maneira de aprender taijiquan (taichichuan, tai chi chuan) é praticando, mesmo que “errado”. Mas vagarosamente, conforme a força interna aumenta, o aluno se aproxima mais da postura correta, e o resultado do seu esforço parece mais visível. Este é um processo bem diferente do sistema educacional convencional, onde é necessário estar “certo” para ser “aprovado”, e por este motivo um sistema de graduação é inadequado para o taijiquan (taichichuan, tai chi chuan).

Além disso, deve-se saber que o corpo e a mente não estarão unidos por ainda muito mais tempo, e por causa desse fato o praticante fica sujeito à variações devido ao cansaço hora de um, hora de outro, e por vezes de ambos.

Quando ambos estão cansados pode ser necessário reduzir a carga de treino por um dia ou dois.

Progresso

Em geral pode-se dizer que a norma é que a própria habilidade pareça
aumentar e diminuir ciclicamente, e isto tende a criar uma impressão de ausência de progresso. Para formar uma idéia mais serena sobre a sua evolução, sugere-se evitar comparar o dia de hoje com o de ontem, mas sim medir este mês contra o mês passado.

Se o professor é verdadeiramente hábil, uma nova barreira se apresenta: a cada pequeno progresso do aluno, o professor tem condições de ajustar a postura do mesmo mais precisa e profundamente. Assim a cada pequeno passo que dá, o aluno defronta-se com um novo desafio, maior que o anterior, e o treino fica cada vez mais rigoroso e pesado fisica e mentalmente. “Isto continua até que a postura correta torne-se natural para o corpo”.

_______________________________________________________________________________

Um comentário: